Decoração de Escritório

Como arquiteta e designer de interiores, já projetei e montei alguns escritórios, mas foi na prática e com meus próprios espaços de trabalho que aprendi algumas artimanhas de como otimizar o espaço e alguns segredos que não podemos esquecer.

Aí vão algumas dicas, que podem funcionar para um escritório profissional ou até um home office:
  • Organização não quer dizer chatice
Se tem muitos papéis e cacarecos, que tal comprar bandejas ou organizadores e juntar a papelada? Em cima da mesa pode ficar lindo, e exposto, sabia? Às vezes pequenas lembranças, adornos e até brindes corporativos podem servir para decorar.





  • Armazenamento é tudo. Não se deixe enganar só pela beleza de um móvel.
Ah, esse erro eu já cometi. Certa vez mudei de um escritório maior para um menor quando me descobri grávida e queria estar mais próxima de casa. Apesar do comprometimento de espaço, priorizei minhas mesas e cômodas baixas para poder pendurar quadros e mostrar meu trabalho na parede. Hoje, após mudar o layout do escritório, vi que foi um erro, subdimensionei o que precisava guardar e vivia no limite de armazenamento, o que causava um certo stress.


  • Decoração de estantes é uma arte, não se engane...
A menos que você seja um escritório de contabilidade ou advocacia, onde o conteúdo de suas estantes muitas vezes se resume a pastas padronizadas e livros, ocupar as estantes é mais difícil que parece. Exige um certo garimpo de peças de decoração para compor com os livros, pastas, entre outros. Imagine que as estantes são abertas, então todo e qualquer elemento nelas irá enriquecer ou empobrecer a estética do ambiente.






  •  ... Mas não tenha medo de estantes
Indo na contramão do tópico anterior, apesar de difícil, quando se utilizam estantes, consegue-se resolver dois problemas de uma só vez: funcionalidade e estética. Estantes possibilitam usar vasos, plantas, porta-retratos, cores, formas. Além, claro, de livros, pastas, organizadores e revistas.




  • Incorpore o verde e decore com flores
Tente deixar um vaso de plantas naturais no seu escritório. Se, diante do ar condicionado ou insolação não for possível, então garanta uma planta artificial caprichada e linda para humanizar o espaço.



  • Condense os espaços de circulação
Esse também foi aprendizado na prática. Ter uma grande ilha no meio do escritório para várias pessoas trabalharem juntas pode ser um sonho, mas acredite, encostar mesas contra janelas, armários contra a parede e assim unir o espaço de circulação no meio vai aumentar a sensação de espaço do seu escritório. Isso acontece porque na medida em que você afasta da parede você precisará de dois espaços distintos de circulação, um para atrás da cadeira de sentar e outro para atrás da mesa (ou armário).


  • Aposte em equipamentos novos sem fio
Fios e cabos são feios, chatos de enrolar e pior ainda de desenrolar. Se ainda possuir muitos equipamentos com fio, procure condensá-los e encapá-los para deixar mais organizado e não dar nó. Listo aqui alguns que valem mesmo virem sem fio: teclado, mouse e impressora.


  • Vida de notebook: minimize os efeitos
Para quem anda pra cima e para baixo com notebook, tem grandes chances de já ter dores na coluna. Uma dica é comprar um suporte para notebook e deixar em casa ou no escritório, em cima da sua mesa. Assim você cria o hábito de chegar e já instalar o computador no suporte e assim trabalhar com a postura correta.


  • Trabalhando com uma vista: relaxe o olhar.
Se houver essa possibilidade, procure trabalhar voltado para uma janela ou vista, assim pode relaxar o olhar de vez em quando. Se não tiver essa possibilidade, uma ideia ousada e muito bonita é adesivar a parede com uma paisagem verde. Veja essa solução no escritório de co-working Mesa Anexa, projetado pelos arquitetos Leo Dias e Joyce Stela.


Se gostou desse post, então veja também nossa área da comunidade dedicada à Dicas & Tendências! ; )
Share on Google Plus

Sobre Porta Mundo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial