Como arquiteta e designer de interiores, já projetei e
montei alguns escritórios, mas foi na prática e com meus próprios espaços de
trabalho que aprendi algumas artimanhas de como otimizar o espaço e alguns
segredos que não podemos esquecer.
Aí vão algumas dicas, que podem funcionar para um escritório
profissional ou até um home office:
- Organização
não quer dizer chatice
Se tem muitos papéis e cacarecos, que tal
comprar bandejas ou organizadores e juntar a papelada? Em cima da mesa pode
ficar lindo, e exposto, sabia? Às vezes pequenas lembranças, adornos e até
brindes corporativos podem servir para decorar.
- Armazenamento
é tudo. Não se deixe enganar só pela beleza de um móvel.
Ah, esse erro eu já cometi. Certa vez mudei
de um escritório maior para um menor quando me descobri grávida e queria estar
mais próxima de casa. Apesar do comprometimento de espaço, priorizei minhas
mesas e cômodas baixas para poder pendurar quadros e mostrar meu trabalho na
parede. Hoje, após mudar o layout do escritório, vi que foi um erro,
subdimensionei o que precisava guardar e vivia no limite de armazenamento, o
que causava um certo stress.
- Decoração
de estantes é uma arte, não se engane...
A menos que você seja um escritório de
contabilidade ou advocacia, onde o conteúdo de suas estantes muitas vezes se
resume a pastas padronizadas e livros, ocupar as estantes é mais difícil que
parece. Exige um certo garimpo de peças de decoração para compor com os livros,
pastas, entre outros. Imagine que as estantes são abertas, então todo e
qualquer elemento nelas irá enriquecer ou empobrecer a estética do ambiente.
- ... Mas não
tenha medo de estantes
Indo na contramão do tópico anterior,
apesar de difícil, quando se utilizam estantes, consegue-se resolver dois
problemas de uma só vez: funcionalidade e estética. Estantes possibilitam usar
vasos, plantas, porta-retratos, cores, formas. Além, claro, de livros, pastas,
organizadores e revistas.
- Incorpore
o verde e decore com flores
Tente deixar um vaso de plantas naturais no
seu escritório. Se, diante do ar condicionado ou insolação não for possível,
então garanta uma planta artificial caprichada e linda para humanizar o espaço.
- Condense
os espaços de circulação
Esse também foi aprendizado na prática. Ter
uma grande ilha no meio do escritório para várias pessoas trabalharem juntas
pode ser um sonho, mas acredite, encostar mesas contra janelas, armários contra
a parede e assim unir o espaço de circulação no meio vai aumentar a sensação de
espaço do seu escritório. Isso acontece porque na medida em que você afasta da
parede você precisará de dois espaços distintos de circulação, um para atrás da
cadeira de sentar e outro para atrás da mesa (ou armário).
- Aposte
em equipamentos novos sem fio
Fios e cabos são feios, chatos de enrolar e
pior ainda de desenrolar. Se ainda possuir muitos equipamentos com fio, procure
condensá-los e encapá-los para deixar mais organizado e não dar nó. Listo aqui
alguns que valem mesmo virem sem fio: teclado, mouse e impressora.
- Vida
de notebook: minimize os efeitos
Para quem anda pra cima e para baixo com
notebook, tem grandes chances de já ter dores na coluna. Uma dica é comprar um
suporte para notebook e deixar em casa ou no escritório, em cima da sua mesa. Assim
você cria o hábito de chegar e já instalar o computador no suporte e assim
trabalhar com a postura correta.
- Trabalhando
com uma vista: relaxe o olhar.
Se houver essa possibilidade, procure
trabalhar voltado para uma janela ou vista, assim pode relaxar o olhar de vez
em quando. Se não tiver essa possibilidade, uma ideia ousada e muito bonita é
adesivar a parede com uma paisagem verde. Veja essa solução no escritório de
co-working Mesa Anexa, projetado pelos arquitetos Leo Dias e Joyce Stela.
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