Iluminação com LED

Nosso post de hoje fala sobre iluminação econômica. Há muito se fala em LED, nenhuma novidade aí, mas o bacana tem sido acompanhar a evolução desse mercado.

Ambiente de dormitório com diversos tipos de iuminação: "Downlighting" no forro em gesso, luz indireto com o abajur de cada lado da cama e efeito de "Wall Washing" na cabeceira da cama.

É incrível pensar que hoje com menos de 50 watts conseguimos iluminar super bem uma sala de estar inteira apenas com leds, enquanto que com lâmpadas do halógenas e incandescentes muitas vezes estaríamos gastando 500 watts, por exemplo. Claro que as lâmpadas fluorescentes tem de ser lembradas, mas o efeito estético das lâmpadas halógenas e incandescentes é muito diferenciado. E até mesmo o efeito possível com as lâmpadas LEDs tem aprimorado muito e hoje podemos dizer que possuem quase o mesmo efeito das famosas dicroicas e ar’s.

Nós confessamos que demos o braço a torcer com o avanço tecnológico. Pudera também, as lâmpadas LED inicialmente eram multicoloridas, mas nenhuma se assemelhava realmente ao amarelo das incandescentes ou à luz do dia. A consequência era uma iluminação esquisita, desligual e ora muito laranja, ora muito azulada. 

Mas do que exatamente estamos falando? Vamos então ver alguns efeitos? E, em especial, conhecer quais efeitos de iluminação em LED são possíveis e quais as tendências do mercado.

DOWNLIGHT
Ou, na tradução literal "luz para baixo", é produzido pelo efeito de vários pontos de luz juntos e organizados linearmente no teto ou na parede, apontados para baixo.O termo também se aplica a qualquer lâmpadas que jogue a luz para baixo, mesmo que de forma isolada, mas o efeito mais belo é aquele formado por um conjunto de lâmpadas.

"Downlighting" com embutidos de teto

"Downlighting" com pendente único

UPLIGHT
Ou, na tradução literal "luz para cima", é caracterizado por várias lâmpadas pequenas e de foco de luz
fechado que jogam a luz para cima. Aqui, o efeito cênico é incrível e super diferente. 

"Uplighting" em ambiente corporativo (embutidos de piso do lado esquerdo)

"Uplighting" com embutido de piso que ressaltam o revestimento em pedra

"Uplighting" com embutidos de piso de foco fechado

WALL WASHING / CALHA
Ou, na tradução literal "lavando a parede", que significa um efeito uniforme de iluminar uma superfície. O princíprio para a iluminação de calhas é a mesma, o efeito é que é um pouco diferente. A fita de LED irá banhar uma superfície contra a qual esteja encostada, produzindo o efeito de "Wall Washing", enquanto que a calha existirá pra receber a fita de LED mas por estar desencostada da parede irá produzir uma iluminação mais uniforme no ambiente.

Efeito de "Wall Washing" contra a cortinda e parede de fundo. E efeito de "Downlighting" na parede do lado esquerdo, valorizando as peças em cima do aparador.

Calha rasgando o forro em madeira contendo fita de LED. Esse princípio evita que seja necessário diversos pontos de luz, produzindo um efeito mais minimalista e de luz uniforme.


Share on Google Plus

Sobre Porta Mundo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial