Decorando com crianças em casa


Inspirada por uma de nossas leitoras, compartilho aqui dicas de como decorar uma casa para quem tem crianças. Já não sou mãe de primeira viagem, mas meu primeiro filho tem menos de dois anos , ou seja, idade que está a todo vapor e daqui não vai parar mais, tenho certeza.

Quando decorei meu apartamento atual, reaproveitei móveis de meu antigo apartamento, mas como já pensava em ter filhos tomei algumas atitudes. Inspirada nelas compartilho algumas dicas de projeto, design e estilo. Ah, e ao final, uma orientação de meu marido, que é médico Otorrino e indica para sua pacientes mamães também.


Apoie a leitura
Se ainda tem crianças pequenas, invista em prateleiras baixas para incentivar a leitura de seu filho. E, se não tem tanto espaço assim, porque não utilizar o corredor e instalar prateleiras de livros? Além de decorar o ambiente, certamente vai dar mais vontade de ler ao passar todos os dias por ali.

Estas prateleiras podem ser encontradas na Oppa Design, aqui
E o puff, na Flor de Bali, aqui.
Ah, e esse é o quarto do meu filho mais velho.

Evite móveis em vidro
O vidro está em alta, mas mais em alta ainda está o acrílico, por isso abuse de cadeiras, mesas de centro e mesas laterais nesse material. Além de ser mais seguro que o vidro, é muito lindo e dá enorme leveza. O bacana é que hoje em dia decoramos com um estilo muito eclético, ou seja, que permite combinar peças de estilos diferentes e fazer um mix lindo. Por isso, não tenha medo de uma mesinha de acrílico parecer moderna demais, pois ela pode transitar bem em ambientes clássicos e despojados.

Esta linda mesa em acrílico pode ser encontrada na Theodora Home, aqui.


Evite quinas expostas
Sou fã das formas quadradas mas uma mesa que adoro e resolve muito bem essa questão é a eterna Mesa Oval Saarinen, um clássico do design, e tenho ela em minha sala de jantar. Ao adotar tal mesa, eliminei assim quatro quinas expostas da mesa.

Você pode encontrar este tipo de mesa na Essência Móveis, aqui.


Evite móveis com tripé
Recentemente vivi isso ao projetar uma clínica pediátrica, ao buscar uma mesinha lateral. Fui em muitas lojas mas encontrava poucas opções além das lindas mesas laterais em tripé de apoio – super tendência, por sinal. Evite essas mesinhas pois mais são fáceis de derrubar, salvo aquelas que tem estruturas adicionais de apoio ou são mais pesadas. Se deseja uma mesa oval ou redonda, busque opções que possuam quatro apoios.

Modelo adequado, que pode ser encontrado na Velha Bahia, aqui.


Modelo lindo, porém inadequado para quem tem crianças.

Abra espaço para a brincadeira
Se não possui um escritório ou brinquedoteca, ou mesmo se o quarto da criança é pequeno, lembre que a criança precisa de espaço pra brincar, correr, engatinhar e, claro, sapecar muito. ; ) Procure não entulhar muito os caminhos, deixando 90cm de circulação sempre que puder ao redor de móveis e em corredores.



Revestimentos 3D
Os revestimentos 3D estão em alto e são muito bonitos e divertidos, inclusive para apartamentos com crianças, mas lembre-se de optar por um revestimento que não seja pontudo ou aspero demais.

Modelo de revestimento tridimensional, da Castellato Revestimento.


Aposte no piso vinílico imitação de madeira
Quem tem criança em casa, ou é o vizinho de baixo de um apartamento com criança sofre quando o assunto é barulho. Uma solução que ameniza esse problema é o piso vinílico. Por ser um piso emborrachado em PVC ele abafa mais o som das passadas e de brinquedos.  Além disso, é um revestimento que traz grande aconchego para o ambiente, uma vez que existem opções lindas que imitam madeira.

Piso vinílico imitação de madeira.

Sofás com capa
Restinhos de comida, riscados de caneta e outras melecas são apenas o início da sujeira. Por isso, na hora de comprar móveis estofados, siga essas dicas: escolha um tecido impermeabilizado e invista em modelos que possam receber capas. Caso já tenha o tecido
 Sofá com capa, super funcional.

Invista em móveis com várias funções
Desde a cama com baú em baixo, aos sofás com gaveteiros ou bancos que viram mesas de apoio, tudo é bem vindo, pois economiza espaço e torna o ambiente até mais divertido.



Banco que vira mesa lateral, da Oppa Design, que pode ser encontrado aqui.

Dica do Otorrino
Evite tapetes e cortinas! Em nossa casa, não abri mão das cortinas, mas abri mão, sim, dos tapetes. Apesar de ser algo que traz maior conforto, abolimos o tapete por acumular sujeira e propiciar alergias.


Nota: Obrigada Cecília F. M. , nossa leitora querida, pela dica de informação que precisa. Beijo! ; )



Share on Google Plus

Sobre Porta Mundo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial