Adora Provençal? Que tal um banho de Toile de Jouy!

O nome é difícil, "Toile de Jouy", mas mesmo sem saber o nome, se você adora estilos como Provençal, Clássico, Romântico ou Shabby Chic, com certeza já viu ou sabe bem o que é. ; )





  

A palavra é francesa e poderíamos dizer que se pronuncia assim "tuale du juí", rs. Trata-se de um padrão de estampa muito chic e que parece dificilmente cair de moda, estação entra, estação sai. Primeiro pois são costumeiramente utilizados por ambientes propositalmente clássicos e provençais, segundo pois há alguns anos vemos uma forte tendência em realizar mix de estampas e estilos na decoração, o que possibilita usar o Toile de Jouy em detalhes, como almofadas, colunas e acessórios menores como porta retratos e caixas. E terceiro pois é forte candidato sempre em quartos de bebês.






E como reconhecer o Toile de Jouy? Seu padrão clássico e original consiste em um tecido de fundo branco com a repetição de uma cena complexa e bastante pitoresca, como se fosse desenhado à mão. O desenho sobreposto ao branco geralmente é realizado em cores azul, marrom e vermelho. Cenas como famílias pastorais fazendo picnic e arranjos de flores são temas comuns.





Existe inclusive um museu dedicado à cidade origem desse tecido, a cidade de Jouy-en-Josas, e, claro, ao tecido em si, o Muséé de la Toile de Jouy.


E pra finalizar, olha que simpático! Vamos então cozinhar? ; )



Fontes das fotos: Aqui e aqui.
Share on Google Plus

Sobre Porta Mundo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial